Como começar, Parte 1

Se tu realmente quiseres ser um treinador bom e reconhecido no ManagerLeague, vamos ajudar-te nisso com este guia de Como começar. Aqui vamos percorrer todos os aspectos e situações que possas encontrar. Vamos começar com as coisas mais simples, e depois vamos introduzindo cada vez mais coisas sobre o jogo. Nesta primeira lição vamos ver como podes conhecer a equipa com que começaste.

A tua equipa vai ter algumas características, para que todas as pessoas que comecem ao mesmo tempo possam ter idênticas chances de sucesso. Vais ter uma certa quantia de dinheiro, e um estádio para 5000 espectadores. Os teus jogadores vão ter uma qualidade média (Q) de cerca de 62, e várias outras pequenas coisas vão estar reguladas para um valor específico. Aqui vai a dica#1: Não gastes todo o teu dinheiro num jogador novo nesta altura. Recomendamos que gastes algum do teu dinheiro a começar a melhorar a capacidade do teu estádio. Este é um investimento seguro, e vai rapidamente duplicar as tuas receitas.

O teu Onze Inicial

Quando entras no jogo pela primeira vez, depois de criares a tua equipa, deves começar por dispor a tua equipa correctamente.
Vais poder fazer isso no menu Equipa->Escolher Equipa. No topo da página vais poder escolher entre 10 formações diferentes.

Pensa em mudar a tua formação para conseguires jogar com o teu melhor onze, mas vamos falar nisso mais tarde.

Nesta página tu vês todo o teu plantel. Os números 1-1 são o teu onze inicial (os jogadores que vão começar o próximo jogo), e 12-16 os suplentes. Os outros jogadores (17->) estão no teu plantel, mas não vão jogar. A tua primeira decisão como treinador deve ser eliminar alguns jogadores do teu plantes, cerca de 20 serão suficientes para se começar a jogar. Todos os jogadores com qualidade de Q60 ou abaixo podem ser despedidos, já que são tão maus que ninguém os vai comprar.

Para despedir um jogador, clica no nome do jogador, uma nova janela vai surgir com a informação sobre o jogador. Do lado direito dessa janela vais ver um botão que diz “Despedir David Justino ($2.000.000)”. O valor entre parêntesis é a quantia que vais receber por despedir o jogador, não a quantia que vais pagar (Ele está a pagar para se libertar do contrato).

Depois de teres diminuído o teu plantel ao teu gosto (não te esqueças que o mínimo de jogadores que tens de ter é 18, e que recomendamos ter no mínimo 20), pode ser uma boa ideia veres os atributos individuais dos jogadores, e não só a calculada “qualidade”. Cada jogador tem oito atributos visíveis: defesa, desarme, passe, remate, cabeceamento, velocidade, resistência e percepção. Para cada uma das posições em campo, alguns destes atributos vão ser mais importantes, e vão estar evidenciados.

Estes atributos vão ser os mais importantes quando a qualidade de um jogador é calculada. (Os atributos mais importantes para um guarda-redes são defesa, passe, velocidade e percepção, logo a sua qualidade como guarda redes será muito superior do que como atacante). Toma atenção ao estado físico do jogador, que isso vai indicar se ele está em condições de ser usado no próximo jogo. Se um jogador estiver com o estado físico abaixo de 80 vai ser considerado lesionado.

Depois de tu e a tua equipa se terem conhecido melhor, deves começar a ter uma ideia de qual a formação que deve ser usada. Como mencionado anteriormente, normalmente é melhor escolher a formação que se adapta melhor à tua equipa do que a que tu preferes. Não te esqueças, uma formação com três defesas normalmente precisa de três BONS defesa para funcionar. Se fores um fã do 4-3-3, mas não tens atacantes bons o suficiente, talvez seja boa ideia começares por jogar de maneira mais defensiva e começares a trabalhar para poderes jogar na tua formação favorita.

Agora já podes começar a jogar uns jogos e a brincar um bocado. Na próxima página vamos ver mais em termos tácticos e de planeamento antes e durante os jogos.

 

Submitted by jijikent on 2008, September 25 - 8:52pm.