Como começar, Parte 2

Na parte 1 vimos o plantel, como escolher o onze inicial e que características são importantes para certas posições. Nesta parte vamos ver a página das tácticas e explicar o que cada opção quer dizer. Também vamos ver brevemente a parte dos eventos.

Tácticas

Podes encontrar esta página no menu em Equipa->Tácticas. Nesta página podes decidir que jogador deve fazer certas coisas em campo. Podes também mudar a tua formação nesta página bem como na página de escolher equipa. A escolha das tácticas deve também reflectir os teus atributos de equipa, que vamos abordar na parte 3 deste guia de como começar.

Ordens Individuais

Capitão:

O capitão deve ter no mínimo 25 anos ou mais, e o mais experiente possível. Ter uma boa percepção é importante, embora a experiencia seja mais importante ainda. Uma outra coisa a ter em conta é q o capitão dá um pequeno aumento de performance no sector em que está a jogar. Portanto, se tens um dos teus melhores médios lesionados, podes melhorar o substituto usando um dos outros médios como capitão, por exemplo.

Marcador de Livres na Defesa:

Para esta posição deves usar o jogador com melhor passe. Usar um dos defesas com melhor passe é uma boa ideia, porque assim tens os médios mais à frente no campo.

Marcador de Livres no Ataque:

Um médio com bom passe, bom remate e de preferência boa percepção. Os livres no ataque são uma boa oportunidade de marcar, quer por um bom remate, quer por um bom passe para a área. Alguns jogadores preferem utilizar atacantes aqui, devido a serem melhor rematadores.

Canto:

A melhor opção é escolher o médio com melhor passe. Se tens 2 médios com o mesmo nível de passe e não sabes qual escolher, usa o que tiver pior cabeceamento para marcar o canto, que assim o outro poderá aparecer na área.

Tácticas de Equipa

Estilo de Jogo:

Podes escolher de entre três estilos de jogo: Continental (manter a bola junto ao solo), Passe Longo (obvio), e Misto (um pouco de ambos). No inicio isto deve ser escolhido consoante o que melhor se adaptar à tua formação, mas depois de ganhares alguma experiencia no jogo vais reparar que podes mudar isto para ganhar alguma vantagem sobre o adversário.
Nota que estes estilos de jogo não são a 100%, até uma equipa que esteja a jogar em passe longo vai fazer muitos passes curtos. Isto só quer dizer que quando a oportunidade surge e o jogador tem ambas as opções disponíveis ele vai optar pela escolhida. Ele não vai fazer um passe longo se não existe ninguém para o receber.

Desarme:

Quão vigoroso queres que seja o desarme dos teus jogadores? Podes escolher entre desarme leve, normal ou duro. Quanto mais duro for o tipo de desarme que escolhas mais disputas de bolas vais ganhar. O ponto negativo é que os jogadores vão acabar por receber mais cartões amarelos e vermelhos.

Remate:

Decide quando é que os teus jogadores devem fazer os seus remates e tentar marcar golos. Novamente tens três escolhas possíveis, “rematar à vontade”, “perto do golo” e “apenas quando for seguro”. Estes são conceitos que se explicam a si próprios, mas lembra-te que quanto mais perto quiseres que cheguem antes de rematar, menos oportunidades de golo vais ter, embora as chances de marcar essas oportunidades aumentem.
Se o guarda redes adversário for mesmo muito mau ou estiver num muito mau dia, é inteligente por os teus jogadores a rematar a uma distancia maior que “apenas quando for seguro”.

Pressão:

Como é que queres que os teus jogadores pressionem? As escolhas são defesa, normal e ataque. Isto deve mudar consoante o teu adversário. Se jogas contra uma equipa superior e esperas perder o jogo, podes sempre tentar jogar em defesa e esperar que não sofras golo, e quem sabe até podes ter uns contra ataques. Por outro lado, se tu és uma equipa superior e esperas ganhar à vontade, então ataque, ataque, ataque.

Linha de Fora-de-Jogo:

Queres jogar ou não com a defesa em linha? Antes de escolher pensa no seguinte: como está o teu atributo de fora de jogo? Esperas que o teu adversário jogue em ataque ou defesa? Os teus defesas têm bons valores de percepção?

Eventos

No menu em Equipa->Eventos podes criar eventos que acontecem durante o jogo consoante o resultado e a um determinado tempo de jogo. Isto quer dizer que podes mudar a tua táctica durante o jogo se seleccionares eventos para isso. Por exemplo, se estiveres a perder por 2 golos ou mais ao intervalo podes pensar em mudar para uma formação mais atacante, ou para uma pressão maior.

Podes ir continuando a jogar uns jogos e ires sentindo como o jogo funciona. Se tomares as tuas opções consoante os resultados que vais tendo nos teus jogos tens mais hipóteses de ter sucesso. Na próxima parte vamos falar no treino de equipa. Desejamos-te boa sorte e esperamos que estejas no caminho para te tornares num grande treinador, no mundo virtual do ManagerLeague.

Submitted by jijikent on 2008, September 25 - 8:52pm.