Como começar, Parte 8

Como chegaste tão longe neste manual, quer dizer que as tuas ambições de ser um treinador grande e respeitado no ManagerLeague.

Vamos continuar a tentar ajudar-te no teu caminho para a fama e glória, mas atenção que esta parte da aprendizagem está quase no fim. Começamos pelas coisas mais básicas, e começamos agora a ver o fim do que podemos ensinar. Como este é um jogo de táctica e estratégia, não há uma resposta definitiva sobre o que é melhor ou pior numa acção. São as tuas decisões que vão influenciar os resultados das partidas.

Na parte anterior vimos como melhorar o estádio, o que cada melhoramento faz e a sua influência na equipa. Agora vamos falar preços dos bilhetes, patrocínios e o mercado de transferências. São basicamente as escolhas que fazes nestas áreas que vão influenciar quanto dinheiro vais ganhar para a equipa.

Preços dos bilhetes e patrocínios

Muitos managers reparam no inicio da sua carreira que é difícil de encher os estádios, e portanto acham que não vale a pena aumentar a capacidade.
Este problema é facilmente resolvido: vai ao menu Economia e aí encontras as finanças. Nesta página encontras uma parte que é Controlar finanças, e nesta parte tens três valores que podes ajustar para poderes encher o estádio. Se tu és novo no jogo então não vais ter loja nem restaurante no estádio. Portanto não vão haver margens para mudar aqui. Isto quer dizer que o Lucro da loja do clube e com venda de comida devem ser postos no valor mínimo, 30%. Isto também quer dizer que os adeptos vão poder pagar mais pelos bilhetes, já que os lucros na loja e comida são mínimos. Tenta ir aumentando e diminuindo o valor do bilhete até chegares a um valor alto em que enchas o estádio. Mais para a frente, quanto tiveres já melhorado a loja e o restaurante tens que começar a ajustar tanto o preço do bilhete como os lucros na loja e com comida, de maneira a que enchas o estádio e ganhes o mais dinheiro possível por jogo em casa. Isto não será tão fácil como parece, porque existe alguma diferença de equipa para equipa, em que nível de preços garante o melhor resultado. O preço também varia consoante a divisão em que jogas.

Patrocinadores

Na mesma página em que tens os preços dos bilhetes também tens uma opção para escolher o teu patrocinador. Antes de escolheres o patrocinador tens que ponderar quais são os teus objectivos para a época, pois onde acabas na tabela de classificação vai influenciar o que recebes do teu patrocinador. Consoante o teu objectivo deves escolher entre dois tipos de patrocínio. Ou um patrocínio que dê muito dinheiro independentemente da tua classificação, ou um que dê mais dinheiro aos primeiros lugares da tabela. O mais importante é manteres objectivos realísticos para a época. Não escolhas um patrocínio que te vai dar mais dinheiro por ganhares a liga, se tu sabes que vais estar a lutar para não seres despromovido. Portanto é importante seres realista, calculares bem o que vais ganhar se atingires os teus objectivos e o que acontece se não os atingires. Se precisares de dinheiro logo no inicio da época podes também escolher um dos que dão mais dinheiro no início, mas normalmente estes patrocínios acabam por dar menos dinheiro para a equipa.

Mercado de transferências

À primeira vista o mercado de transferências pode parecer um bocado assustador para um novato. Não existem assim muitos que realmente conhecem a verdadeira arte de tomar a decisão correcta em termos de comprar ou vender um jogador. Um bom jogador jovem é um bocado complicado de comprar para um novato, principalmente se for a comprar a outro jogador. Os jogadores mais talentosos são vendidos por mais de 100 milhões, e por isso é muito difícil para um jogador só com 20 milhões comprar um jogador desses, e que ao mesmo tempo tem que melhorar o estádio usando os mesmos 20 milhões. Se tiveres sorte terás um ou dois bons jovens na tua equipa que podes pensar em vender para comprar mais jogadores para começar a treinar.

Se queres subir de divisão depressa tens que dominar bem o mercado de transferências, para poderes conseguir comprar jogadores talentosos, que com o treino adequado se podem tornas no novo Maradona ou Pelé. Para conseguir isto terás que te manter muito activo no mercado de transferências. Existe um fórum no jogo cujo único objectivo é o mercado de transferências, que é o Transfer Forum (está no menu common em fóruns), e é recomendado que estejas com atenção a estas threads. Podes ter sorte e conseguir bons jovem pelo seu valor. Para começar não deves tentar apontar para jogadores de qualidade muito alta, pois quanto mais alta for a qualidade, maior o preço. Jovens de Q70 e menos são fáceis de comprar, por vezes até por 70% do valor.

Também existe uma página de jogadores sem equipa. Quase todos os 15 minutos durante a época jogadores são adicionados aleatoriamente a esta lista, principalmente jogadores entre os 17 e os 21 anos. Estes jogadores podem ser comprados pelo seu valor +1 crédito (recebes 15 créditos no início de cada época). Carrega na caixa de Jogadores sem equipa quando estás a procurar o mercado de transferências, e aí aparecem-te só os jogadores sem equipa. Esta página tu encontras em Transferências->Procurar.

Depois de comprares alguns jogadores é a altura de os treinares, joga com eles o maior número possível de jogos, e todo o tipo de jogos, não só amigáveis (Como começar, parte 5 para mais informações). Depois de os treinares por algumas épocas deves ser capaz de vender alguns com um bom lucro, e podes começar com mais alguns jovens para treinar. Depois de fazeres isto umas vezes vais ter um estado financeiro suficientemente forte para começares a pensar em ter alguns jogadores de topo, começando a criar uma equipa à volta destes jogadores. Não te esqueças que a paciência é muito importante neste jogo.

Na próxima parte do Guia, vamos falar mais em certos pormenores do jogo, que se os conseguires dominar e utilizar bem te ajudam a tornar num grande treinador no ManagerLeague

Submitted by jijikent on 2008, September 25 - 8:56pm.